Molduras para os deuses: o significado público da religião de um ponto de vista cultural

R. Ruard Ganzevoort

Resumo


Este artigo analisa formas religiosas presentes na cultura, na cultura pop e na mídia. Ao passo que nossas sociedades se debatem com o lugar e o papel da religião, especialmente com as forças mais radicais e perigosas, a esfera cultural continua carregada de temas e imagens religiosas. Não está claro, entretanto, como a religião funciona e é retratada na cultura pop em geral e nos meios de comunicação em particular. Esse é um desafio importante para os/as teólogos/as contemporâneos/as e outros/as pesquisadores/as da religião. Faz-se necessário reconsiderar os próprios conceitos de “religião” e “religioso”, porque não está claro que os conceitos tradicionais de religião ainda façam sentido quando tentamos entender a religião nessas esferas não religiosas. Como deveríamos distinguir entre conteúdos e funções religiosas e não religiosas se essa distinção talvez não seja mais tão central ou sequer possível ainda? Como podemos inclusive começar a definir o próprio conceito de “religião”? Para fazer isso, tomar-se-á como ponto de partida a perspectiva da desinstitucionalização da religião. A partir dessa perspectiva, examinar-se-á o modo como instituições não religiosas assumem funções religiosas, servindo como fontes e meios de sentido, consolo e comunidade. O passo seguinte será uma exposição dos padrões religiosos que podemos encontrar na cultura pop, desenterrando, por assim dizer, o material religioso necessário para uma exegese cultural. E, finalmente, far-se-á uma reflexão sobre o sentido e a função de formas religiosas em meios de comunicação não religiosos: o que acontece quando formas religiosas são emolduradas ou enquadradas no contexto dos noticiários, do entretenimento ou do comércio globais?


Palavras-chave


Religião; Cultura Pop; Mídia; Desinstitucionalização; Religião vivida

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v56i2.2864

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