Violencia contra las personas sufrientes: el caso de quienes padecían enfermedad en tiempos de Jesús Abordaje desde la espiritualidad cristiana

Edwin Mora Guevara

Resumo


A reflexão teológica latino-americana tem feito das pessoas pobres o ponto de partida central de sua teologia. Mais recentemente, se utilizou o conceito de exclusão para caracterizar a situação das multidões empobrecidas da América Latina. Um dos rostos personificadores do pobre nessa realidade é a fisionomia da pessoa que padece enfermidade. Tem sido comum o uso do termo “paciente” para designar essa situação especial. Numa linguagem mais mercadológica, se utilizam os vocábulos ”usuário” ou “cliente”. O autor deste artigo opta pelo conceito mais apropriado de “pessoa que sofre”, pois assim resguarda a integridade dela e permite que seja sujeito do processo de cura em que se vê envolvida. Ainda que a enfermidade, a dor e a morte não distinguem posição econômica e social, seus estragos podem ser agudos para as imensas maiorias empobrecidas da América Latina e do Caribe. Neste fato o autor encontra uma similitude com a situação das multidões de pobres da Palestina no tempo em que Jesus desenvolveu seu ministério. Neste texto ele busca situar as crenças que a cultura judaica tinha em relação às enfermidades e o clima hostil em relação à pessoa sofredora. Com o anúncio do reinado de Deus, confirmado por sua práxis solidária, Jesus nos revela a proximidade amorosa de Deus, o que convida à reflexão e mudança de atitudes. O autor considera que a revisão de certas crenças antigas com relação às enfermidades, a atitude inclusiva e as ações pastorais que Jesus realizou para responder a essa realidade social podem brindar-nos atualmente pautas para o acompanhamento e o apoio às pessoas que hoje padecem e sofrem por causa de diferentes enfermidades ou doenças crônicas. O artigo tem a finalidade de fortalecer os ministérios direcionados a atender e acompanhar pessoas que vivem nessas situações.


Palavras-chave


Doenças - Aspectos religiosos; Obras da Igreja junto aos doentes; Violência

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v47i1.466

Direitos autorais




Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400