A Europa e a diáspora evangélica: As pedras angulares do protestantismo como contribuição à casa européia

Karl Christoph Epting

Resumo


No artigo é constatado que “há pouca inquietação protestante na Europa” na atualidade. Contextualizando o significado dos conceitos “evangélico” e “protestante” no âmbito da Reforma do século XVI, o autor defende a idéia de uma identidade do protestante de maior inquietação, inconformidade e testemunho do Evangelho em prol do “desenvolvimento social da justiça, paz e liberdade reconciliada”.
Esta palestra foi proferida por ocasião do Congresso “Ser protestante na Europa hoje”, ocorrido de 1-3 de setembro de 2004, em Espira. Este congresso foi promovido pelo AGDE em conjunto com a Igreja Evangélica do Palatinado. Título original: Europa und die evangelische Diaspora: Die Ecksteine des Protestantismus als Beitrag zum europäischen Haus. Tradução de Renate Gierus.

Palavras-chave


Protestantismo; Europa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v46i2.488

Direitos autorais




Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400