Reação à exposição do Dr. Gunther Wenz, “Evangelho e escritos confessionais: a hermenêutica das confissões do luteranismo”

Paulo P. Weirich

Resumo


Depois de destacar alguns aspectos da palestra do Prof. Wenz que chamaram sua atenção, o autor expõe o modo de fazer teologia a partir do 2o artigo da Confissão de Augsburgo. Para os reformadores, o testemunho e a confissão nãosão fins em si, mas servem à proclamação das “coisas boas” (Rm 10.15). Portanto, o foco dessa teologia passa a ser o impacto que a comunicação causa no ouvinte: “A teologia visa como seu fim próprio fazer ouvir coisas boas. Não basta que a pregação tenha enunciado claro para o emissor [...]. Ela deve ser percebida e atingir o ouvido como coisas boas. [...] Evangelho se define como tal não pela qualidade da emissão da palavra ou do texto, mas na interação e reação de quem a recebe.”

Palavras-chave


Confissões luteranas; Reforma protestante; Livro de Concórdia; Justificação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v44i1.571

Direitos autorais




Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400