Leitura teológica sapiencial da Bíblia: um olhar a partir da obra “Sentenças e Provérbios”, em homenagem a Milton Schwantes

Adilson Schultz

Resumo


O tema deste artigo é a intencionalidade sapiencial que funda a narrativa bíblica e organiza sua lógica enquanto obra teológica. Mais do que a teologia histórico-salvífica do eixo êxodo-Lei-profetismo, vale na edição do texto aquela teologia da criação do eixo popular-sapiencial-apocalíptico; no lugar do Deus que conduz a história, o ser humano que precisa dar conta da vida cotidiana; não mais a força normativa das sentenças éticas dos profetas e da Lei, mas a categoria razão humana como qualifi cadora da ética nos sapienciais. O argumento é discutido a partir do livro Sentenças e provérbios (2009), de Milton Schwantes, grande pesquisador e professor de Bíblia, também pastor evangélico de confi ssão luterana, e recentemente falecido (2012). A primeira parte do texto, em tom de memorial e homenagem, apresenta três experiências pessoais edifi cantes com Milton e seu método de leitura teológica da Bíblia. A segunda parte do texto trata do desenvolvimento do argumento sapiencial na citada obra de Milton, e em tom de resenha apresenta a obra em questão capítulo a capítulo. A terceira e última parte do texto trata justamente da marca eminentemente sapiencial do texto bíblico, enfocando especialmente os escritos e o pós-exílio, quando a crise do profetismo e do reinado faz surgir uma certa sabedoria apocalíptica. Ao fi nal é apresentada ainda a hipótese das origens sapienciais do próprio profetismo.

Palavras-chave


Sentenças e provérbios; Milton Schwantes; Escritos sapienciais; leitura teológica da bíblia.

Texto completo:

PDF (Português)


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v53i2.880

Direitos autorais




Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400