Territórios da Sociabilidade Negra e a Memória da Diáspora Africana na Maceió do Século XIX

Danilo Luiz Marques

Resumo


Maceió passou por um intenso processo de desenvolvimento urbano ao longo do século XIX, principalmente após 1839, ano em que foi alçada como nova capital da recém-criada Província de Alagoas. A cidade era local de residência de muitos senhores de engenho, comerciantes, autoridades e políticos que se beneficiavam com a localidade do porto do Jaraguá, o qual realizava exportações de produtos como o algodão e, principalmente, a cana-de-açúcar. Como característica das cidades brasileiras oitocentistas, a presença da escravidão era marcante na vida social maceioense, tendo uma grande população de escravos, forros e africanos livres circulando diariamente pelas ruas, becos e praças, fixando-se nos arredores da cidade, desenvolvendo seus arranjos de sobrevivência, buscando contrapor-se à hegemonia dos senhores. Sendo comum encontrá-los em rodas de capoeiras e manifestações culturais como: o coco-de-roda, nas músicas de barbeiros e no lundu. Também havia inúmeros terreiros de xangô e pequenos quilombos ao redor. Este trabalho tem por objetivo adentrar no quotidiano da população negra em Maceió, visando descrever os locais da memória da diáspora africana na cidade. A população cativa se mostrava incansável em seu objetivo de transformar a cidade num esconderijo, a cidade que escondia ao mesmo tempo libertava. Desta forma, alguns bairros como Bebedouro, Trapiche e Levada detêm até hoje uma forte identidade afrodescendente, e para melhor compreende-la é fundamental estudar a Maceió do século XIX. Fundamentamos nossa pesquisa no conceito de Diáspora Negra de Stuart Hall e Paul Gilroy, e na metodologia da Hermenêutica do Quotidiano, apresentado pela historiadora Maria Odila Dias.

Palavras-chave


Diáspora Africana; Escravidão; Sociabilidade Negra e Cidade

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ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

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