Educação das relações etnicorraciais nas licenciaturas da UNISINOS

Ednaldo Pereira Filho

Resumo


Nos currículos das licenciaturas da UNISINOS foi implementada a disciplina de Educação das Relações Etnicorraciais e Culturais na Escola de Educação Básica. Este trabalho apresenta o perfil dos alunos e descreve os principais procedimentos metodológicos adotados pelo professor, bem como, a produção de cinco vídeos didáticos como um dos principais resultados pedagógicos de uma turma. Trata-se de um estudo de caso de 28 alunos que são acompanhados por um semestre letivo e respondem questionários no início e no final, bem como são filmadas cinco oficinas pedagógicas desenvolvidas pelos alunos que dão origens a vídeos disponibilizados na internet como socialização acadêmica. A turma apresenta alunos de quase todas as licenciaturas, teve uma evasão de 18%, a maioria é mulher, apenas um se autodeclara pardo e consideram que os principais méritos da disciplina foi possibilitar um espaço de amplo e franco debate sobre a temática e suas relações com outras questões sociais e culturais, bem como oportunizar a vivência de procedimentos didáticos em contextos escolares.

Palavras-chave


Relações etnicorraciais; Currículo; Licenciaturas; Lei 10639/2003; oficinas pedagógicas

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ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

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