Relação entre capital cultural e consciência racial de professoras negras

Maria Rita Py Dutra

Resumo


O presente artigo referencia-se na pesquisa de mestrado da autora, intitulada Rompendo Barreiras: a relação entre capital cultural e consciência racial de professoras negras. O objetivo geral foi identificar fatores presentes na relação entre capital cultural e consciência racial na escolha da profissão de professora e no seu decorrer procurei compreender as evidências da consciência racial na prática docente das informantes, buscando conhecer a metodologia de trabalho adotada com relação à temática étnico-racial, haja vista estarmos próximo às comemorações dos dez anos de aprovação da Lei 10.639/03. Consiste em uma pesquisa etnográfica em que registro as trajetórias de vida das professoras, suas memórias, tanto da vida escolar, quanto profissional; as motivações que as levaram a escolher a profissão; os fatos que marcaram sua formação e prática pedagógica e o comprometimento das mesmas em reverterem situações de racismo. A pesquisa ocorreu em Santa Maria/RS, com inicio em dezembro/2010, prolongando-se no decorrer do ano de 2011.

Palavras-chave


Professoras Negras; Capital Cultural; Consciência Racial

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ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

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