QUILOMBO IVAPORUNDUVA: o saber escolar em nível superior como mediador na formação do jovem quilombola e seu compromisso com a atividade social da comunidade

Márcia Cristina Américo, Anna Maria Lunardi Padilha

Resumo


Uma vez analisada a formação e evolução histórica do Quilombo Ivaporunduva e sua organização territorial e social, no curso de mestrado em educação, na continuidade dos estudos, minha proposta é aprofundar a discussão teórica da questão da apropriação, por parte dos jovens quilombolas, de outros conhecimentos adquiridos em cursos de nível superior como estratégia da comunidade e seus líderes para manter a sobrevivência no território e, estando presente no quilombo, acompanhar o movimento de busca por esses conhecimentos escolares, o início e a permanência nos cursos escolhidos e o retorno dos jovens quilombolas ao cotidiano da comunidade. Pergunto sobre as relações entre duas esferas da vida humana: as esferas cotidianas e a não cotidianas na formação do indivíduo, ancorando-me nos escritos de Agnes Heller. No caso desta pesquisa, o foco será a escolaridade em nível superior dos jovens quilombolas.

Palavras-chave


Quilombo; Organização Social; Juventude

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ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

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