Saberes e Práticas Educacionais: história e cultura afrodescendente na escola

Sergio Luis do Nascimento

Resumo


O artigo apresenta algumas considerações sobre a experiência de trabalho desenvolvida em uma disciplina que envolve História, Cultura e Memória afro-brasileira, africana e indígena numa escola pública do estado do Paraná. À luz da Lei 10.639/03 e 11.645/08, essa disciplina foi instituída após debates e reflexões junto aos docentes que viram a oportunidade de inserir na grade curricular da escola do 6º ao 9º ano uma disciplina que contemplasse e aprofundasse os estudos sobre a população afro-brasileira e indígena. A inserção de tal disciplina na grade curricular está associada ao contexto da escola que, no ano de 2010, deixou de ser regular e tornou-se a primeira escola pública em Tempo Integral do Estado do Paraná. O artigo relata, ainda, todo o processo de ressignificação por que passou a escola, desde a participação da comunidade na gestão até o atendimento dos anseios da comunidade que, nos últimas décadas, tornou-se o maior aglomerado da capital do Estado sendo que 65% dos discentes são negros (as).

Palavras-chave


relações raciais; igualdade racial; proposta pedagógica; gestão escolar; aprendizagem

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ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

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