O CONCEITO DE ALTERIDADE EM EMMANUEL LÉVINAS: Aportes a partir da tradição talmúdica para o pensamento teológico-crítico latino-americano

Adriel Moreira Barbosa

Resumo


Este artigo apresenta o conceito de Alteridade em Emmanuel Lévinas como um aporte importante para a construção do pensamento teológico-crítico latino americano. O desenvolvimento deste conceito é gestado pelo filósofo através de seu conhecimento da tradição talmúdica, o que caracteriza um elemento diferenciador frente a filosofia ocidental, pois Lévinas abandona a concepção do Amor da filosofia ocidental – amor ao saber –, transformando sua semântica, para compreendê-lo como justiça ao próximo. Assim, para Lévinas, o amor pelo outro seria tecido na afecção e na inspiração do rosto/corpo deste outro, tornando-se anterior ao estatuto da ontologia. Portanto, apresentamos a proposta da ética como filosofia primeira, considerando que o pensamento crítico levinasiano encarna a interpretação da sabedoria de Atenas a partir do amor de Jerusalém. Assim, o Outro toma lugar preponderante na filosofia de Lévinas, destacando a importância da relação face-a-face em qualquer reflexão filosófico-teológica. Propomos, portanto, uma reflexão que contribua criticamente para a análise de teologias gestadas no ambiente latino-americano, permeado de injustiças e sofrimento das vítimas do sistema-mundo que vivemos.


Palavras-chave


Ética da Responsabilidade; Outro; Talmude

Texto completo:

PDF


ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados por Identidade! http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade contam com uma licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400