A ÁFRICA DO SUL E O LONGO CAMINHO PARA A IGUALDADE: ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO NA TOMADA DE POSSE DE NELSON MANDELA COMO PRESIDENTE

Mônica Cordovil de Oliveira Martins Gomes, Alessandro Martins Gomes

Resumo


A proposta do artigo é fazer a análise do discurso político na tomada de posse de Nelson Mandela como presidente da África do Sul e sua relação com o Apartheid e a luta contra a segregação racial na África do Sul, sobretudo nos contextos físico, psicológico, cultural, histórico e político, e, também, analisar seus agentes e ideologia de base. A proposta é retomar a origem desse discurso como forma de tentativa de mudança no cenário da história da África do Sul, uma vez que, independentemente do que ocorresse, os africanos sempre iram lutar pela África. Serão apresentados os dados peculiares, os componentes envolvidos e os diversos contextos a serem analisados dentro do discurso de Nelson Mandela. A pesquisa é de revisão bibliográfica baseada no discurso oral de Nelson Mandela em sua posse presidencial na África do Sul. A relevância da pesquisa está na luta de algumas das diversas figuras importantes que passaram pela história da África, mais especificamente pelo povo da África do Sul na luta contra a segregação racial e com uma população mais justa e mais igualitária. Concluímos assim, com a importância do referido discurso para a historiografia da África, e mais especificamente da história da África do Sul.


Palavras-chave


África do Sul. Nelson Mandela. Segregação racial.

Texto completo:

PDF


ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados por Identidade! http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade contam com uma licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400