Formação em Saúde da População Negra: uma abordagem a partir da metodologia ativa

Maria Juliana Moura Corrêa, Stênio Dias Pinto Rodrigues, Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer

Resumo


A educação na área da saúde tem apresentado profundas mudanças para acompanhar as exigências contemporâneas e os fundamentos que norteiam a formação do profissional e popular em saúde. As inovações tecnológicas e pedagógicas apontam para necessidade da formação de profissionais com desenvolvimento de competências crítico-reflexivo, capaz de transformar a realidade social. Este relato de experiência tem objetivo para apresentar a proposta do curso que reuniu conteúdos formativos e participativos que se embasaram na produção do conhecimento da política pública setorial relacionada com a temática da Saúde da População Negra, por meio de integração da teoria e prática. Para isso, optou-se por abordagem de metodologia ativa, para o qual se utilizou o esquema do Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. Essa experiência de formação critica, a partir da proposta pedagógica, foi bem-sucedida na medida em que propiciou a valorização do saber profissional e popular, por meio do compartilhamento e resignificação das práticas em saúde.


Palavras-chave


Saúde da População Negra. Formação Critica. Metodologia Ativa. Iniquidades raciais em saúde.

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ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

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