Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva

Márcia Cristina Américo, Viviane Luiz

Resumo


A educação, como etapa fundamental no processo da formação e constituição do grupo humano a partir das interações e das relações sociais, conta com a diversidade e riquezas compostas por diferentes grupos étnico-raciais da população brasileira.  Nosso desafio é avançar às discussões de práticas educativas no ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no âmbito escolar nas etapas da educação do Ensino Básico, Fundamental e Médio nas instituições oficiais e particulares. Partindo de uma concepção que compreende o caráter político e emancipatório da educação, comprometida e articulada com a formação libertária dos grupos humanos, este artigo discute processos educativos e formação de professores a partir da autoimagem e autoidentificação, considerando a história, cultura e identidade negra. Buscamos algumas diretrizes que caminhem no sentido de nortear educadores, professores e professoras, discentes da pedagogia e multiplicadores no processo de desconstrução de estereótipos negativos que foram socialmente cristalizados em relação à população negra. Uma vez que a escola está desafiada a discutir, planejar e implantar pedagogicamente ações que promovam reflexões sobre as questões raciais a partir da Lei n. 10.639/03, que traça diretrizes para uma política curricular, objetivando o combate ao racismo e às discriminações, a temática proposta abrange e problematiza os seguintes elementos: conceitos de raça e racismo, a construção histórica da população negra no Brasil; resistência negra em relação ao escravismo; problematização acerca dos dados que revelam situações multifatoriais de desigualdade da comunidade negra; reparação histórica e ações afirmativas; identidade e autoestima da criança negra; práticas educativas no cotidiano escolar.


Palavras-chave


Educação multirracial; Autoimagem; Formação de professores

Texto completo:

PDF


ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados por Identidade! http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade contam com uma licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400