O CONSELHO MUNICIPAL DE POVOS TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA DE SÃO LEOPOLDO E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Ramão Edonil Dauinheimer Carvalho, Dilani Silveira Bassan, Jorge Luiz Amaral de Moraes

Resumo


O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a experiência da criação do Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana na cidade de São Leopoldo/RS, trazendo exemplos das dificuldades e do preconceito que sofrem os afro-brasileiros e aqueles que se identificam com as religiões de matriz africana. Este trabalho pretende, por meio das experiências, em um estudo de caso, demonstrar e exemplificar quão necessário é a criação e a manutenção de uma organização na defesa da cultura, dos costumes e dos ritos africanistas, focada no enfrentamento cotidiano do preconceito e da discriminação. Este conselho busca por mecanismos para mitigar problemas, suprir a ausência de leis adequadas, pelos direitos e pela garantia plena da laicidade de uma nação que assim se declara.


Palavras-chave


conselho; africanidade; religião; povos tradicionais; matriz africana

Texto completo:

PDF


ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados por Identidade! http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade contam com uma licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400