O SÍTIO ENEGRECIDO: GILBERTO GIL E A MÚSICA-TEMA PARA O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

Gabriel Barth da Silva, Daniel Fauth Washington Martins

Resumo


O presente artigo se dispõe a discutir acerca das possíveis simbolizações a partir do evento de Gilberto Gil compor a música-tema da obra Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. A discussão se baseia a partir da complexidade que envolve o ato de um músico negro, reconhecido inclusive pela sua luta pela valorização da negritude, compôr uma música para uma obra que possui diversos elementos racistas, resultando em diversas possíveis subversões no ato. A reflexão se apresenta após uma breve apresentação da biografia de Gilberto Gil e de Monteiro Lobato, além do disco Refavela de Gil, que em seu relançamento a música foi inserida como uma faixa extra, e da obra Sítio do Picapau Amarelo. Espera-se fomentar um debate acerca da subversão de obras e símbolos profundamente inseridos no cotidiano brasileiros, permitindo outros olhares e significações.

Palavras-chave


Música Popular; Negritude; Subversão; Racismo.

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ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

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