IDENTIDADE DECOLONIAL E DIÁSPORA: MOSAICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEOLOGIAS E ESPIRITUALIDADES AFROLATÍNDIAS-CRISTÃS

Marcelo Barros

Resumo


O objetivo deste artigo é ajudar a construção e consolidação de um pensamento teológico que aqui será chamado de Afrolatíndio. Com isto, me refiro a uma amplitude teológica e de espiritualidade que contemple a a herança brasileira como um lugar de passagem. O Brasil é lugar de passagem da diáspora que espalhou o povo africano pelo mundo, fruto da colonização e do processo de escravização nas Américas. O Brasil também tem o seu lugar no continente cujos povos originários foram praticamente devastados, com sua cultura, com sua religiosidade. Propor e pensar espiritualidades afrolatíndias, é recuperar e se abrir para este (re)encontro teológico que nos permitem pensar como, ao mesmo tempo, uma teologia e uma espiritualidades, se repletas e marcadas pela brasilidade, necessariamente precisam considerar o quanto fomos e estamos marcados pela herança africana, pela herança indígena, por esta religiosidade do sul global. Por isso, no Brasil, a Teologia Negra é Teologia Afrolatíndia.


Palavras-chave


Afrolatíndia; Diáspora; Espiritualidade; Kenosis

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ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

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