A didática lúdica de Exu: uma aproximação à exuberância da cultura afro-brasileira conforme retratada no álbum em quadrinhos “AfroHQ”

Ruben Marcelino Bento da Silva

Resumo


O artigo propõe uma breve aproximação à cultura afro-brasileira através da publicação em quadrinhos "AfroHQ". Discute-se a questão da identidade afro-brasileira a partir de quatro temas nos quais parecem agrupar-se os variados cenários que, ao lado da narrativa, ilustram a relação simbólica entre os Orixás e a história dos negros no Brasil: ancestralidade, escravidão, resistência e contribuições para a cultura nacional. No enredo, Exu, o Orixá do movimento e da transformação, prega uma peça nos demais deuses, levando-os a materializar cenários que exprimem a trajetória e as influências do negro na terra brasileira. Cada Orixá encarrega-se de expor fatos e imagens que, de algum modo, encarnam na História as características das divindades mesmas. O texto do artigo inclui notas explicativas a respeito das mitologias ligadas às divindades afro-brasileiras.

Palavras-chave


AfroHQ; Orixás; Exu; Cultura afro-brasileira; Candomblé

Texto completo:

PDF (Português)


ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados por Identidade! http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade contam com uma licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400