O cuidado da criança nos primórdios da educação grega: semelhanças e contrastes com a educação hebreia

Milton Luiz Torres

Resumo


Este artigo examina o cuidado da criança nos primórdios da educação grega. Com base em uma análise dos mais antigos textos da cultura grega, os épicos de Homero, apontam-se as evidências de que a educação grega, desde o início, contemplou o cuidado para com a criança. Quando comparada com a educação hebreia que lhe era contemporânea, a educação grega demonstra uma preocupação semelhante com o cuidado infantil, com a vantagem de fazê-lo de forma mais sistemática e abrangente. Além disso, embora alguns estudiosos afirmem que a preocupação com o cuidado da criança seja tardia entre os gregos, tendo iniciado apenas com Platão no período clássico (século V a.C.), esses autores não levam em consideração que a tradição épica reflete uma cultura muito anterior a sua cristalização como tradição escrita. Conforme praticada na cultura micênica, estabelecida na Grécia desde o século XV a.C., a educação grega coloca-se lado a lado com as mais antigas práticas educacionais de que se tem notícia.

Palavras-chave


Paideia; Educação grega; Educação hebreia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v24i0.126


Direitos autorais

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 1678-6408


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400