A complexidade da educação e a perspectiva ontológica de Paulo Freire

Antonia Angelina Basanella Utzig

Resumo


O estudo permeia uma abordagem qualitativa tendo como enfoque a perspectiva ontológica de Freire como educador. Como aporte teórico engloba obras do mesmo, que abordam da teoria de educação para a libertação. Essa proposta de natureza civilizatória tem na autonomia e libertação seu foco prioritário na medida em que caracteriza a educação como referencial de mudança. A educação como mola propulsora da sociedade atual, pode ser identificada como arma de grande potência e um bem de valor precioso. Não é possível fazer uma reflexão sobre educação sem refletir sobre a natureza do próprio homem, pois a educação pode ser encarada como a busca pelo sentido do que é ser humano. Nessa perspectiva o humano se propõe a desenvolver conhecimentos, que segundo Freire o conhecimento de si como ser que se integra no mundo e sempre quer mais. Essa dimensão entendida como ontológica, mostra o homem como ser inconcluso, inacabado e incompleto. Essa constatação justifica o processo educativo conscientizador que se fundamenta na capacidade do homem se educar, e que muitas vezes é obscurecida pelo modelo civilizatório vigente. Essa proposta ao ser executada além de resultar em um ato político, direciona a sua humanização e também dispõem de uma formação ética do indivíduo. A educação para a libertação como comprometimento torna-se ato de amor, por isso um ato de coragem. Coragem esta para expulsar a sombra da opressão que esmaga, pela conscientização de uma educação para a libertação e por isso respeitadora do homem com pessoa. Uma educação voltada para a solidariedade, para o prazer, com o mínimo de competição.


Palavras-chave


Educação para libertação; Ontologia; Proposta civilizatória

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v22i0.13

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