A Atuação da Igreja Universal do Reino de Deus na programação televisiva nacional

José Guibson Dantas

Resumo


Neste breve texto será exposto como a Igreja Universal  atua na televisão brasileira seja como produtora de programas ou como uma simples empresa que aluga espaço televisivo para divulgação de seus produtos. O artigo começa mostrando que a presença da Igreja Universal na televisão brasileira é constante desde o início da década de 1980, seguindo o costume milenar das instituições religiosas, que moldam seus discursos às tecnologias de seu tempo. Veremos, também, que com o tempo e com a experiência adquirida, Edir Macedo observou que era mais rentável comprar um canal de televisão do que alugar espaço televisivo, adquirindo a tradicional Rede Record em uma obscura operação financeira. Para finalizar, serão discutidos os principais programas televisivos da Igreja Universal (veiculados em Recife), como também o alto custo de se manter uma programação religiosa na televisão.

Palavras-chave


Igreja Universal; televisão; Brasil; religião; mercado.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v25i0.151

Direitos autorais