O Modelo Mestre-discípulo/a de Jesus e seu Movimento

João Jairo Carvalho

Resumo


Neste artigo, pretendemos discutir quais critérios nos ajudam a avaliar nossa fidelidade ao seguimento de Jesus de Nazaré, assim como Ele e seu movimento discerniram. Cientes da não existência de uma graduação de importância entre os critérios que listamos e de que tal assunto é inesgotável, citamos: a abertura crítica aos demais movimentos sociais, a cura da pessoa por inteiro e a negação da manipulação dessa cura, a ética e o igualitarismo oriundos do comer na mesma mesa, a oração como sustentáculo dos objetivos e a dialética entre a opção pessoal e coletiva. Estes critérios formam o que chamaremos de modelo pedagógico mestre-discípulo/a de Jesus e seu movimento.

Palavras-chave


Jesus; pedagogia; mestre-discípulo; cura; comensalidade; oração

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v25i0.152

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Direitos autorais

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 1678-6408


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400