Ação-Reflexão-Ação: A Prática Reflexiva como elemento transformador do cotidiano educativo

Miguel Ângelo Schmitt

Resumo


O presente estudo busca compreender como a concepção de prática reflexiva está concebida para os ideários e nos fazeres pedagógicos contemporâneos. Ao refletir sobre os conhecimentos inerentes a realização da práxis educativa, pode-se afirmar que existe a necessidade de planejamento e reestruturação das formas de pensar e agir na educação. Trata-se, portanto, da busca por novos conhecimentos, por meio da reflexão sobre a prática. É justamente, aqui, que surge uma competência essencial ao professor que pretende se lançar no desafio de rever algumas tradições vividas e aprendidas em sua formação. Percebe-se, a necessidade de uma unidade dialética, por meio da reflexão constante sobre a prática. O grande desafio é, portanto, saber onde buscar algo que não existe, uma nova forma de ensinar respeitando tudo o que foi vivido, num processo de criação assistido pelo passado, construindo uma concepção adequada à realidade dos contextos escolares, respeitando as peculiaridades e seus sujeitos.

Palavras-chave


Prática Reflexiva; Formação Docente; Práxis; Professor

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v25i0.157

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