Método em educação cristã e modelos narrativos

Remí Klein

Resumo


O tema deste texto é a narração de histórias bíblicas na perspectiva da criança, com enfoque especial em fundamentos e modelos narrativos, em busca de critérios e paradigmas para a prática narrativa de histórias bíblicas com crianças. Apresenta-se a narrativa como gênero literário importante na Bíblia e a narração de histórias bíblicas, em especial com crianças, como atividade fundamental no processo de ensino-aprendizagem na fé, em famílias, escolas, comunidades e outros contextos de Educação Cristã. Descreve-se a atividade narrativa, outrossim, como um processo interdisciplinar com múltiplas dimensões que se interrelacionam profundamente, fornecendo dados e conceitos que ajudem a identificar elementos constitutivos do processo narrativo. A partir de pesquisa bibliográfica, aponta-se a narração de histórias bíblicas como princípio pedagógico, teológico e metodológico por excelência na Educação Cristã com crianças. Enfoca-se a narração e a questão do método e aborda-se modelos narrativos para o trabalho em Educação Cristã, com vistas a uma Teologia mais contextualizada à realidade e à vida das crianças. Por meio de identificação, exemplificação, análise e proposição de diferentes modelos narrativos, apresenta-se critérios norteadores para a prática narrativa com crianças, em famílias, escolas, comunidades e outros contextos de Educação Cristã.

Palavras-chave


criança; Bíblia; história; narração; método

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v26i0.199

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