Ensino Religioso e diálogo inter-religioso nas escolas públicas: um desafio a ser enfrentado

Elivaldo Serrão Custódio, Remí Klein

Resumo


O presente artigo tem por objetivo discutir sobre o desafio do Ensino Religioso (ER) e o diálogo inter-religioso nas escolas públicas. Apresenta sucintamente conflitos existentes em torno de discussões atuais. Contextualiza a trajetória do ER no decorrer da história, a compreensão do pluralismo religioso e o direito à liberdade religiosa como liberdade de consciência, de crença, de culto. A tolerância nas diferenças bem como a necessidade da alteridade. Aborda as questões sob o novo horizonte do diálogo inter-religioso, diante do pluralismo religioso. Finaliza com questões práticas sobre o ER, nas escolas públicas, visando assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa e garantir a integralidade das diferentes tradições religiosas no Brasil. 

Palavras-chave


Ensino Religioso. Diversidade religiosa. Diálogo inter-religioso. Escola pública.

Texto completo:

PDF (Português)


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v36i0.2425

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Direitos autorais

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 1678-6408


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400