O dilema Sola Scriptura no Adventismo

Isaac Malheiros

Resumo


Apesar de não serem descendentes diretos da Reforma Protestante, os adventistas se descrevem como “continuadores da Reforma”. Desde o início, prevaleceu no adventismo um conceito radical de sola Scriptura, ligado às raízes anabatistas/restauracionistas de alguns de seus líderes pioneiros, e tal visão tornou-se majoritária e oficialmente aceita na Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) até os dias de hoje. Mas, em razão da forte influência do metodismo wesleyano e seu “quadrilátero wesleyano” no adventismo, e para conciliar o impacto dos escritos de Ellen White (figura histórica importante da IASD) na teologia adventista, alguns autores recentemente têm proposto um conceito de prima Scriptura (no qual a Bíblia teria primazia, não exclusividade) como substituto de sola Scriptura. Através do método da revisão bibliográfica, esta pesquisa fará uma avaliação do recente debate a respeito da posição da Bíblia como fonte de verdades doutrinárias na IASD. Para isso, a posição oficial da teologia adventista sobre o tema será exposta, e a tensão entre teólogos adventistas em torno de definições e conceitos de sola Scriptura e prima Scriptura será analisada. Também será descrita a posição de Ellen White, e as consequências do debate dentro da perspectiva da IASD serão avaliadas. Por fim, será sugerida uma definição de sola Scriptura que faça justiça à posição histórica da IASD sobre a autoridade das Escrituras. Tal discussão é importante, pois sola Scriptura afeta a relação entre os escritos de Ellen White e a Bíblia na teologia adventista, bem como a alegação adventista de serem “continuadores da Reforma”.

Palavras-chave


Sola Scriptura; Prima Scriptura; Teologia Adventista; Ellen White

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v38i0.2521

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