Um lugarzinho para benefício das crianças: Lições homiléticas do século XIX

Vanessa Meira, Isaac Malheiros

Resumo


Esse artigo fará uma reflexão sobre uma das formas de participação da criança no culto cristão – como ouvinte do sermão regular. É desafiador dirigir reuniões congregacionais de modo que a criança não seja ignorada nem fique oculta. Algumas comunidades cristãs têm optado por fragmentarem a congregação no momento do sermão, retirando as crianças do espaço comum e direcionando-as a um espaço e culto paralelo. Neste artigo, através de pesquisa bibliográfica, serão analisados os conceitos homiléticos de Ellen White, escritora adventista do século XIX que insistia na inclusão e na valorização das crianças no momento do culto congregacional, especialmente o momento do sermão. O artigo revelará como as observações de Ellen White feitas aos pregadores no século XIX podem ser consideradas contemporâneas, fazendo algumas interseções com conceitos atuais como a “teologia narrativa” e a “teologia da criança”. 

Palavras-chave


Homilética; Teologia das crianças; Teologia narrativa; Ellen White

Texto completo:

PDF (Português)


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v39i0.2550

Direitos autorais