Cultura de paz, perdão e valores humanos: um desafio para a educação escolar brasileira do século XXI

Elivaldo Serrão Custódio

Resumo


A cultura de paz, o perdão e os valores humanos são um grande desafio para a educação escolar brasileira do século XXI, pois entendemos que a escola sendo um espaço de convivência e socialização, é um cenário onde se desenvolvem inúmeras ações que contribuem para a formação integral do/a educando/a. Falar em cultura de paz, perdão e valores humanos na educação escolar significa utilizar pedagogicamente conteúdos relacionados ao exercício dos direitos e deveres, bem como valores relacionados à tolerância, ao respeito à diversidade e à prática dos direitos humanos. Somos conhecedores de que a consciência planetária dos direitos humanos é cada vez mais forte nos países democráticos, no entanto, observamos que ainda no século XXI, esses direitos continuam sendo violados e/ou ignorados. Acreditamos que a sensibilização e reflexão sobre tais temáticas passam obrigatoriamente pela educação nos mais variados âmbitos, entre eles, a escola. E a esta, com a sua função social e política, caberá transformar-se em espaço de convivência saudável e harmoniosa. Na escola, em todos os componentes curriculares, é possível introduzir, sem qualquer problema, temáticas relacionadas à cultura de paz, ao perdão e aos valores humanos.

Palavras-chave


Cultura de Paz; Perdão; Valores Humanos; Educação Escolar Brasileira

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v40i0.2556

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