O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Iguatu –Ceará – Brasil como espaço educacional na inclusão social

Francisco Carlos Sobrinho

Resumo


Este artigo é um estudo exploratório-descritivo no Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do município de Iguatu-CE, localizado na região Centro Sul do Estado do Ceará,  com o objetivo de analisá-lo como espaço educacional de inclusão social e como espaço público, que pode promover o envolvimento da sociedade civil, no processo de gestão democrática  e de efetiva cidadania dos sujeitos. A pesquisa caracteriza qualitativa sendo os resultados obtidos a partir de análise documental e coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas e de formulários com perguntas abertas e fechadas. A análise aponta o perfil dos conselheiros, o modelo de gestão e o envolvimento em relação os sujeitos das comunidades, no planejamento, avaliação  e integração nas ações educativas e sua contribuição no processo de inclusão social. Conclui-se que o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do município de Iguatu-CE, não tem emponderado a sociedade civil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v37i0.2643

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