Seres vivos: a confecção de um “bichonário” e de um “plantonário”

Beatriz Alice Kullmann de Souza, Eliana Cristina Caporale Barcellos

Resumo


O presente artigo propõe uma maneira lúdica e interdisciplinar de trabalhar alguns conteúdos de ciências do sétimo ano do Ensino Fundamental: os seres vivos. Abordar a fauna e a flora brasileira em forma de um "Bichonário" e um "Plantonário" permite ao educando exercer sua criatividade e despertar sua curiosidade. A proposta viabiliza a busca individual e autônoma do conhecimento, desperta no educando o interesse pela pesquisa e o torna protagonista de sua própria aprendizagem. Conhecer as plantas e os animais nativos da região em que os/as educandos/as vivem fomenta uma consciência ecológica e planetária que viabiliza a formação cidadã sustentável.  Nessa construção podem ser trabalhados conteúdos das diversas áreas do conhecimento, como, por exemplo, Ciências, Português, Geografia, História, Matemática, Artes e Ensino Religioso. O projeto descrito foi aplicado em uma turma problemática de sétimo ano do ensino fundamental e obteve resultados surpreendentes ao final do processo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v37i0.2648

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