João Calvino e a reforma do século XVI: educação para os pobres

Almir Paulo dos Santos, Vanessa Raquel Corrêa Dãun

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar as elaborações educacionais propostas e concretizadas por João Calvino, inseridas no movimento reformador do século XVI, verificando como o reformador francês concebia a educação para os pobres. Este trabalho é, então, um estudo de caráter bibliográfico sobre as elaborações teóricas de Calvino, elaborações essas que deram início a um sistema escolar autônomo e acadêmico, fundamentado por um modelo humanístico e de bases teológicas desse reformador protestante. Trata-se de um sistema educacional do século dezesseis que proporciona uma pedagogia de inclusão social. Sua maior contribuição foi, pois, desenvolver um pensamento crítico sobre a desigualdade social de seu tempo e interagir com essa realidade no sentido de modificá-la mediante a proposta de um protestantismo politicamente ativo, intimamente vinculado ao bem comum.

Palavras-chave


Protestantismo; Reformas educacionais; Calvinismo

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v42i0.2664

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