Os desafios da Educação a Distância nos cursos de teologia reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC

Valdinei Ramos Gandra, Joel Haroldo Baade

Resumo


O artigo discorre sobre os desafios que as Instituições de Ensino Superior enfrentam ou enfrentarão ao oferecer Cursos de Teologia na modalidade a distância. Os Cursos de Teologia no Brasil remontam ao séc. XVIII, mas perderam sua força com o advento da República em 1889. Em 1999 o Parecer CNE/CES 241/99 possibilita a oferta do Curso Superior em Teologia (Bacharel). As instituições também perceberam a possibilidade de oferecê-lo na modalidade a distância, pois se constatou uma demanda entre os leigos que estariam impossibilitados de cursar na modalidade presencial. No entanto, o Curso de Teologia sempre foi marcado pelo que se conceitua no presente trabalho de “presencialidade”, já que tradicionalmente eram realizados em regime de internato e, com o reconhecimento do MEC, na modalidade presencial. A proposta é refletir sobre a possibilidade de superar a tradicional da “presencialidade” nos Cursos de Teologia. As respostas passam pelo uso adequado das ferramentas tecnológicas, particularmente de um adequado Ambiente Virtual de Aprendizado. É necessário que docentes e tutores dominem as linguagens próprias da mediação pedagógica. Outra questão abordada diz respeito à produção de material pedagógico. As reflexões são frutos de pesquisa qualitativa, de observação aberta e participativa, pois são decorrentes da atuação do pesquisador num Curso de Teologia – EAD. Também é de cunho bibliográfico, pois desenvolve diálogo com pesquisadores da educação, especialmente os que investigam a Educação a Distância.


Palavras-chave


Curso de Teologia; Educação a Distância; Presencialidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v44i1.3279

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