Currículo e inclusão escolar: um olhar sobre o ensino religioso e as religiões de matriz africana no Amapá

Elivaldo Serrão Custódio

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar o currículo e a inclusão escolar do Ensino Religioso no Amapá. O texto traz um enfoque para a o Ensino Religioso e as Religiões de Matriz Africana na educação pública estadual. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa onde foi utilizado como investigação a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa apontam que na educação pública estadual há uma variedade de opções de trabalho sobre essa temática, ora revelando um discurso inovador, ora refletindo práticas tradicionais, conservadoras ou proselitistas. Há indícios de que a diversidade religiosa não tem sido considerada dentro das ações dos órgãos oficiais do governo e que há grandes dificuldades em se concretizar um diálogo concreto. Muitos técnicos/as e gestores/as desconhecem os elementos que compõem o fenômeno religioso e o papel das tradições religiosas na sociedade.


Palavras-chave


Currículo. Inclusão escolar. Ensino religioso. Matriz Africana. Amapá.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v45i2.3376

Direitos autorais 2020 Protestantismo em Revista