Religiosidade de adolescentes da região de fronteira

Maria Luzia da Silva Santana, Édna Leandro da Silva, Marcelo Máximo Purificação

Resumo


A religiosidade na adolescência pode se configurar como uma experiência singular, pessoal e individual que é resultado das vivências do adolescente em diferentes contextos, a exemplo da família, vizinhança, grupo de amigos, colegas de escolas que frequentam instituições religiosas ou não. Não é simplório colocar em diálogo as questões que perpassam a temática da religiosidade no contexto escolar, notadamente marcado pelo multiculturalismo, com estudantes oriundos de diferentes nacionalidades, com diversidade de idiomas, culinária, religião, dentre outros elementos que são próprios de cada cultura. Assim, a presente pesquisa tem o objetivo de descrever a religiosidade de adolescentes no contexto de fronteira seca, na cidade de Ponta Porã/Brasil que faz divisa com Pedro Juan Caballero/Paraguai. Para isso, foram aplicados o Questionário de Dados Sociodemográficos e a Escala de Religiosidade da Duke com vinte e seis (26) estudantes, sendo doze (12) do sexo masculino e quatorze (14) do sexo feminino, com idades entre 12 e 13 anos, de uma turma do 70 Ano do Ensino Fundamental I de uma escola estadual, localizada na cidade de Ponta Porã e próxima à faixa de fronteira. De maneira geral, os dados apontaram que os adolescentes participantes deste estudo, no contexto da referida fronteira frequentavam instituições religiosas, acreditavam em Deus, realizavam ritos e se esforçavam para vivenciar a religião em todos os aspectos de sua vida. Neste sentido, a religiosidade é um elemento que perpassa a vivência dos adolescentes, pois a maioria frequentava instituições de caráter religioso, dedicava a preces e orações e se esforçava para viver sua vida conforme os preceitos religiosos.

Palavras-chave


Adolescentes; Escola; Região de Fronteira; Religiosidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v44i2.3605

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