Protestantismo em Revista

Agradecemos a sua visita. Como forma de qualificar ainda mais a revista,  a Protestantismo em Revista migrou para uma nova plataforma.

Por favor, visite o nosso novo site em: http://revistas.est.edu.br/index.php/PR

Notícias

 

CHAMADA PARA ARTIGOS 2020/2021

 

DOSSIÊ: IDENTIDADES E SOCIABILIDADES RELIGIOSAS NO BRASIL ATUAL: FORMAS DE EXPRESSÃO E CRISES DE PARADIGMAS

ORGANIZADORES: Prof. Dr. Celso Gabatz (PPG Faculdades EST), Prof. Dr. Jefferson Zeferino (PPG PUC-PR

EMENTA: Este dossiê busca ampliar o horizonte compreensivo dos cenários das identidades e sociabilidades religiosas na atualidade brasileira. Pretende-se repercutir a emergência das subjetividades, os conceitos e categorias que sustentam a análise de uma maior individualização da fé e possíveis continuidades, transformações e perspectivas para sugerir que no lugar das identidades fixas e absorvidas por herança e tradição, há, cada vez mais, uma afirmação de trajetórias individuais de identificação. Busca-se retratar experiências que multiplicam expressões e sentimentos, abrigam expectativas, ampliam escolhas, expandem significados que as pessoas atribuem à própria vida ao responder, aderir ou resistir, às demandas do presente.

Prazo para envio de artigos: 31 de maio de 2021

Previsão de Publicação: Julho de 2021

DOSSIÊ: PROTESTANTISMOS E SOCIEDADE NA AMÉRICA LATINA 

ORGANIZADORES: Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper - (PPG Faculdades EST), Prof. Dr. Arnaldo Huff Jr. (PPG Ciências da Religião UFJF).

EMENTA: A face mais visível do protestantismo contemporâneo na América Latina, o pentecostalismo e suas variadas facetas, hegemoniza hoje, em grande medida, o debate acerca das relações entre protestantismo e sociedade. Entretanto, usando a imagem cunhada pelo escritor italiano Luigi Pirandello (1867-1936), o protestantismo seria, na verdade, desde os seus primórdios, um personagem em busca de um papel. Visando a sua inserção no contexto latino americano, o protestantismo percorreu uma trajetória acidentada que já foi muito pesquisada e debatida. Caberia, então, um balanço destes muitos esforços analíticos até porque não é possível falar do protestantismo atual sem compreender o percurso realizado. O presente dossiê busca, portanto, recolher pesquisas sólidas que apresentem balanços críticos das muitas teses já desenvolvidas sobre a relação entre protestantismo e sociedade na América Latina, mas, acolherá também pesquisas que se proponham a descortinar novas teses ou perspectivas sobre essa relação elusiva.

Prazo para Envio de Artigos: 30 de Setembro de 2021

Previsão de Publicação: Dezembro de 2021

 
Publicado: 2019-09-16
 
Outras notícias...