Os escritos paulinos e a modernidade líquida: uma comparação entre os destinatários das cartas paulinas e o homem pós-moderno

Flavio Salcedo Rodrigues Moreira, Martin Kuhn

Resumo


Este artigo trabalha uma discussão sobre as similaridades do comportamento religioso dos destinatários das cartas de Paulo e do homem pós-moderno. Baseado no conceito de que "nada há novo debaixo do sol" (EC. 1:9) e de que o homem possui os mesmos anseios e padrões de comportamento religioso no decorrer da história, o presente trabalho elenca a partir das cartas paulinas características religiosas do comportamento humano durante o primeiro século e os compara com o comportamento religioso do homem pós-moderno. Para isto, utilizamos autores que fazem um estudo dos escritos paulinos e do contexto cultural/religioso daquela época. Após, utilizamos Bauman e sua concepção de modernidade líquida, observando os conceitos de religiosidade de sua teoria. Por fim, chegamos à conclusão de que há no ser humano padrões de comportamento religioso que se mantém ao passar dos séculos e que devem ser levados em conta ao desenvolvermos esforços de pregação do evangelho.


Palavras-chave


Pregação Cristã; Modernidade Líquida; Comportamento Religioso

Texto completo:

PDF (Português)


ISSN 2238-8516

Licença Creative Commons
Tear Online de http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/tear é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400