CLARITAS SCRIPTURAE EM LUTERO: PERSPECTIVAS PARA A PRÉDICA

Klaus Andreas Stange

Resumo


p { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 10); line-height: 120%; text-align: justify; }p.western { font-family: "Liberation Serif",serif; font-size: 12pt; }p.cjk { font-family: "Droid Sans Fallback"; font-size: 12pt; }p.ctl { font-family: "FreeSans"; font-size: 12pt; }a:link { }

Resumo: O presente artigo pretende ser um primeiro impulso em uma das áreas que o autor pesquisa em seu projeto de doutorado: possíveis contribuições da neurociência para a tarefa homilética da Igreja. Enquanto que a contribuição da neurociência para a homilética aborda aspetos da performatividade homilética, a pesquisa em Lutero, especificamente seu conceito de claritas scripturae, objetiva fazer um contraponto, apontando para o aspecto da “clareza interna” e “clareza externa” das Escrituras no processo hermenêutico.

Lutero apresenta a sua compreensão a respeito da claritas scripturae em sua disputa com Erasmo de Roterdã no seu escrito “De servo arbítrio”. Para Erasmo, a Escritura não possui clareza em si mesma, nem é possível estabelecer critérios objetivos para uma exposição da mesma. Em última análise, Erasmo apela para o juízo da razão. No entanto, Deus é inacessível em seus mistérios – portanto para além da razão. A proposta de Erasmo atinge a teologia de Lutero em sua raiz.

Lutero responde a Erasmo discorrendo a respeito da claritas scripturae. Clareza externa, para Lutero, não se encontra em primeiro lugar na letra do texto, mas na comunidade, na palavra pública, na pregação pública. Uma eventual dificuldade de se compreender a Escritura residiria na obscuridade que habita o coração humano. Por isso, é necessária a clareza interna, dada pelo Espírito Santo.

Objetivos:

  • demonstrar como Lutero fundamentou a claritas scripturae,

  • o significado de claritas scripturae,

  • como ela é alcançadae

  • perguntar pelo significado da proposta de Lutero para a prédica.

Palavras-chave: Claritas Scripturae, Lutero, Prédica.


Palavras-chave


Claritas Scripturae; Lutero; Prédica

Texto completo:

PDF


ISSN 2238-8516

Licença Creative Commons
Tear Online de http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/tear é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400