O rito no contexto escolar

Jailson da Silva, Dr. Eunice Simões Lins Gomes

Resumo


Partindo do pressuposto de que toda ação ritual é revestida pelo simbólico; de que o pensamento simbólico é sempre assimilação que lembra atitudes acomodativas e de que o ser humano busca dar sentido para sua existência, traçamos o objetivo deste artigo que consistiu em descrever sobre um rito de iniciação e suas implicações simbólicas no contexto escolar. A pesquisa é descritiva e de campo, realizada na rede municipal de João Pessoa/PB. A abordagem qualitativa e a hermenêutica simbólica utilizada na análise visa descrever as formas simbólicas do rito selecionado. Como primeiro resultado de nosso estudo, foi analisado o rito de iniciação do primeiro dia de aula, na sua realidade como fato social e coletivo, como sendo elemento estruturante que organiza o mundo e a consciência do indivíduo. Foi identificado que a ação ritual ensina e instaura significados aos alunos no contexto escolar.



Palavras-chave


Rito; Símbolos; Escola

Texto completo:

PDF (Português)


ISSN 2238-8516

Licença Creative Commons
Tear Online de http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/tear é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400