Estudos Teológicos

Estudos Teológicos é um periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST publicada nos formatos impresso (0101-3130) e eletrônico (2237-6461). A revista publica textos inéditos e revistos em português, espanhol, alemão e inglês de pesquisadores/as nacionais e estrangeiros/as na área de Teologia ou Ciências da Religião, eventualmente em interface com outras áreas do saber no âmbito das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, atuando como um canal de socialização do conhecimento teológico e de pesquisas que apresentem temas relevantes à teologia e à religião.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A submissão de textos para serem avaliados e possivelmente publicados é livre e gratuita, sem qualquer cobrança ou custo à pessoa autora, mediante cadastro de login e senha e responde a critérios formais de publicação (atenção às normas técnicas, ortográficas, titulação da pessoa autora).

Missão: Divulgar o conhecimento teológico. Apresentar resultados de pesquisas inovadoras na área da Teologia, Ciências da Religião e de áreas afins que abordem temas relevantes ao pensamento teológico para o contexto brasileiro. Ser um registro público e histórico do conhecimento teológico contemporâneo. Propagar o conhecimento teológico produzido pelas academias de Teologia.

Qualis  A2 (segundo base de dados 2013-2016)

Notícias

 

Chamada para Artigos - 2021

 

Confira aqui os temas do próximo dossiê e o prazo para submissão de artigos

2021/1

 Religiosidades da Amazônia

A Amazônia é uma região na qual vivem e convivem povos e culturas diversas com modos de vida diferentes. Além disso, a Amazônia é uma região multiétnica, pluricultural e plurirreligiosa. Os aspectos religiosos da cultura na Amazônia apresentam uma grande riqueza de mitos, concepções, crenças e práticas diferenciadas. Ademais, cada um desses povos que vivem na Amazônia representam uma identidade cultural e religiosa particular, ou seja, uma riqueza histórica cultural, costumes, tradições, saberes específicos e um modo próprio de ver o mundo, e de relacionar-se com este, a partir de sua cosmovisão particular. Sendo assim, o presente dossiê tem por objetivo discutir questões da Amazônia relacionadas à religião, a religiosidade, a cultura e a identidade com intuito de reconhecer e divulgar de forma científica que na região amazônica existe diversidade cultural e religiosa de um povo que com suas diversas espiritualidades e crenças os motivam a viver uma comunhão, aprofundando sua identidade em correspondência às realidades de seu próprio território e a crescer em sua espiritualidade escutando a sabedoria de seus povos. Assim, a delimitação dessa temática abrange estudos sobre questões relacionadas à formação de identidades, relações de gênero, educação, saúde, relações étnico-raciais, questões econômicas, culturais, políticas, entre outras, que estão implicadas em diferentes temporalidades e espacialidades na Amazônia.

Prazo para submissão do artigo: 29 de março de 2021


2021/2

 Ciências da Religião, Teologia e Educação à Distância (EAD): Metodologias, Desafios e Possibilidades.

A Educação à Distância está consolidada no Brasil. Trata-se de um importante meio de promoção e democratização do ensino. No contexto da Pandemia do COVID -19, diversas Instituições de Ensino precisaram se reinventar, a fim de que suas atividades educacionais não fossem interrompidas. Entre erros e acertos, passamos a utilizar ferramentas digitais que há algum tempo já estavam disponíveis, mas que não haviam recebido a devida atenção. Ainda nessa toada, o MEC regulamentou a oferta de pós- graduação stricto sensu a distância no país. Na certeza de que o cenário educacional pós pandemia não será mais o mesmo, a Educação à Distância constitui relevante desafio para teólogos e cientistas da religião. Nesse contexto, quais as metodologias adequadas? O dossiê objetiva reunir pesquisas que apontam desafios, possibilidades e principalmente, metodologias efetivas para a educação à distância, a fim de que ciências da religião e teologia continuem contribuindo para o debate plural e qualificado de ideias e, consequentemente, para o fortalecimento da democracia brasileira.

Prazo para submissão do artigo: 29 de agosto de 2021

 
Publicado: 2019-06-07 Mais...
 
Outras notícias...

v. 60, n. 3 (2020)


Capa da revista