Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Protestantismo em Revista é uma publicação quadrimestral eletrônica de acesso livre (ISSN 1678-6408) do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo (NEPP), filiado ao Programa de Pós-Graduação em Teologia da Escola Superior de Teologia (Faculdades EST). Publica textos inéditos e revistos em inglês, português, espanhol e alemão de docentes e discentes vinculados a um programa de pós-graduação, na área da teologia ou da ciência da religião e, num espectro maior, das ciências humanas, das ciências sociais aplicadas e na área multidisciplinar, que possuam uma relação temática com o fenômeno religioso e suas várias expressões.

Missão: Divulgar pesquisas científicas acerca do fenômeno religioso e suas expressões nas imbricações que constituem a vida humana (história, economia, cultura, política, arte, geografia, sociedade meio ambiente e suas variações). Difundir o conhecimento científico da área da teologia e das humanidades em geral. Ser memória pública da produção de conhecimento contemporâneo acerca do fenômeno religioso. Oportunizar a divulgação da produção científica discente.

 

Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), noSumários.Org (Sumários de Revistas Brasileiras), no DOAJ(Directory of Open Access Journals), no Portal de Periódicos da CAPES, no EBSCO e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST.Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

                                        

 

 

Políticas de Seção

Dossiê

Introduz a temática específica da edição, definida pelo conselho editorial da revista ou pelo próprio Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo.

Os textos são de convidados e textos submetidos previamente à revista, que correspondam ao tema proposto, devidamente divulgado.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Religião, Sociedade e Educação

Textos com temas livres que abordem o fenômeno religioso dentro do espectro da ciência da religião, das ciências humanas ou das ciências sociais aplicadas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Religião, Arte e Cultura

Publica textos no espectro das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas voltados à leitura das diferentes expressões do fenômeno religioso.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Debates Teológicos

Textos relacionados diretamente à teologia ou às ciências da religião.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Publicação de entrevistas realizadas pela equipe da Protestantismo em Revista ou pelo jornalista da Faculdades EST com assuntos pertinentes para o debate que o periódico se propõe a fazer.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos e Resenhas

Textos (resumos e resenhas) sobre quaisquer obras dentro do espectro das ciências humanas ou ciências sociais aplicadas que venham a contribuir com o tema da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Opinião

Textos breves, de caráter mais jornalístico, similar ao formato de "coluna", que apresentem uma crítica breve a um assunto (evento, notícia, etc.) relevante à discussão do fenômeno religioso.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista aceita textos (artigos e resenhas) no formato do Microsoft Word 2003 ou 2007 (extensão .doc ou .docx) de docentes e discentes vinculados a núcleos e grupos de pesquisa de programas de pós-graduação em teologia e de áreas afins (dentro do âmbito da área das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas) desde que a temática esteja vinculada a um tema ou a uma preocupação teológica ou dentro do espectro das ciências da religião.

Os textos devem ser submetidos pelo portal da revista, mediante cadastro e criação de login e senha (Open Journal Systems).

Todos os interessados podem se cadastrar no portal da revista como leitor, autor e avaliador, sendo este último sujeito à aprovação do editor-gerente da revista. A aprovação de avaliadores se dá mediante o preenchimento dos critérios de seleção - qualificação na área - e o encaminhamento de textos ocorre mediante a demanda na área de atuação e o interesse de avaliação (tópicos e especialidades).

Todos os textos são submetidos ao exame simultâneo de dois avaliadores integrantes do Conselho Científico do periódico pelo sistema de Avaliação Cega (BlindReview). Nem os autores nem os avaliadores terão seus nomes divulgados durante a avaliação. Os avaliadores possuem um prazo de até quatro semanas para emitirem um parecer favorável, desfavorável ou favorável sob condições de revisão. Um terceiro avaliador pode ser consultado, caso haja divergência de opinião nos pareceres. Este terceiro avaliador terá igualmente um prazo de até quatro semanas para emitir seu parecer.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Vídeos Instrucionais (Passo a Passo) sobre como se cadastrar, enviar e avaliar textos

-----

-----

-----