Reflexões sobre o Ensino Religioso: o sagrado e seus encantos

Sofia Maria Alexandre, Donizeti Pessi

Resumo


Diante da importância de reflexões e atitudes condizentes com os objetivos das Diretrizes Curriculares para as aulas de Ensino Religioso, a proposta deste trabalho é refletir conceitos e questionar, delimitar as possibilidades para verificação dos encantos e entraves relacionados à disciplina. Levando em conta a formação acadêmica, os valores que carrega e os conceitos do sagrado e do fenômeno religioso adequados à sua metodologia onde o diálogo, a alteridade e as experiências do sagrado que o grupo apresenta ou não, poderão levar à construção ou desconstrução da finalidade da disciplina de Ensino Religioso; para isso foi realizado um questionamento qualitativo bem como entrevistas e observações com professores que ministram essa disciplina, e cerca de 60 alunos dos 6° anos da Rede Pública de Ensino. Os principais resultados da pesquisa apontam que os alunos gostam das aulas e aprendem sobre várias religiões preparando-se também para fazer escolhas em sua vida, já os educadores sentem necessidade de mais cursos e recursos didáticos para melhor trabalhar.

Palavras-chave


Ensino Religioso; Diálogo; Sagrado; Encanto.

Texto completo:

PDF (Português)


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v31i0.564

Direitos autorais